SOCIOLOGIA


PAPEL SOCIAL





"Um papel, portanto, pode ser definido como uma respostatipificada a uma expectativa tipificada. A sociedade pré-definiu a tipologia fundamental. Usando a linguagem do teatro, do qual se derivou o conceito de papel, podemos dizer que a sociedade proporciona o script (roteiro) para todos os personagens. Por conseguinte, tudo quanto os atores têm a fazer é assumir os papéis como estabelecidos no script, o drama social pode ir adiante como planejado. O papel oferece o padrão segundo o qual o indivíduo dever agir na situação. Tanto na sociedade quanto no teatro, variará a exatidão com que os papéis fornecem instruções ao ator"
BERGER, Peter. Perspectivas sociológicas: Uma visão humanística. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 108-109.











O SOCIÓLOGO HORTON

Horton (Jim Carrey) é um elefante que, um dia, ouve um pedido de socorro vindo de uma partícula de poeira que flutua no ar. Surpreso, ele passa a desconfiar que possa existir vida dentro daquela partícula. Trata-se dos "Quem", seres que ignoram a existência de vida fora da cidade em que vivem, a "Quemlândia". Mesmo com todos à sua volta acreditando que perdeu o juízo, Horton decide ajudar os moradores de Quemlândia.


Numa aventura muita divertida o desenho nos mostra que muitas vezes aquilo que não valorizamos pelo tamanho ou simplicidade pode conter muito mais segredos do que imaginamos. No caso de Horton foi necessário essa mudança no olhar para perceber que naquela partícula de areia havia vida e mais do que isso, uma comunidade inteira.


Assim é o trabalho do sociólogo, tornar desde os gestos mais simples como uma simples conversa de duas donas de casa, até a conversar de dois grandes líderes algo interessante e possível de ser analisado pela ótica ciêntífica.


Horton e os mundo dos Quem mistura diversão e a possibilidade de uma reflexão inteligente.


Assistam e divirtam-se!!!
Prof. Alexandre Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário